O Manicómio é insanidade

e liberdade.

O Manicómio é um espaço de criação artística e de inovação em Lisboa. Com múltiplos projetos que cruzam a arte, a criatividade,a transformação social e a saúde mental, no centro do projeto estão artistas contemporâneos e criativos com doença mental que são excluídos devido ao estigma da nossa sociedade em relação à loucura.
Nasceu da experiência de mais de vinte anos em hospitais psiquiátricos e no mundo da arte e da cultura, inicialmente com a Associação Cultural P28, mas com a ambição de ser um projeto totalmente distinto.

Uma história com mais

de 100 anos.

A Viarco é uma empresa histórica de produção de lápis em Portugal, fundada em 1907.
É actualmente a única fábrica de lápis da Península Ibérica. Além dos lápis, é reconhecida internacionalmente pela produção de materiais para artes plásticas de alta qualidade, como a linha ArtGraf.
A Viarco colabora ativamente em diferentes projetos de caráter cultural, promovendo para além
das residências, exposições, oficinas e investigação a diversos níveis de conhecimento.

Conheça as pessoas que

ajudam a dar vida à nossa visão.

Replace this text with information about you and your business or add information that will be useful for your customers.
Nome

Replace this.

Nome

Replace this.

Nome

Replace this.

Nome

Replace this.

Nome

Replace this.

Nome

Replace this.

Nome

Replace this.

Nome

Replace this.

O que fazemos?

O NÓS OS LOUCOS visa a criação de novas práticas artísticas e abordagens em saúde mental com foco nos direitos humanos e na inovação em unidades psiquiátricas. 

 

Através da criação de salas de criação e liberdade artística para pessoas com experiência de doença mental que residam ou habitem em contexto de unidade psiquiátrica, e através também da introdução de ferramentas e técnicas de inovação em saúde mental e de direitos humanos para os trabalhadores destas instituições, o projeto Nós os Loucos cria condições para que sejam criados ateliers artísticos de continuidade e de valor artístico, com foco no recovery e empowerment e direitos humanos, assim como envolver técnicos para a construção de espaços de reabilitação e reinserção mais positivos, criativos e humanizados, com o objetivo final de criar paradigmas de valor e de felicidade, quer para os residentes / pessoas com experiência de doença mental, quer para os trabalhadores das unidades psiquiátricas e este ecossistema. 

 

O Nós os Loucos olha para a experimentação artística, particularmente no desenho, como veículo para construção de processos criativos, utilizando em contexto de atelier a figura do artista-mediador enquanto veículo para o despertar da consciência criativa e de guia no caminho a percorrer pelos residentes destas instituições. Pretendemos, através de ferramentas inovadoras de desenho facilitar o acesso a pessoas com experiência de doença mental associada à experimentação artística livre, proporcionando ações em diferentes contextos (hospitalar, de experimentação, residência artística e expositivos) que permitirão aos participantes desenvolverem seu processo criativo, potenciando as suas expressividades artísticas. As diferentes ações pretendem alavancar, complementar e enriquecer a experiência artística dos participantes explorando visualmente o impacto da mudança de contexto.

O projeto é desenvolvido em duas vertentes: 

 

1 - Intervenção artística 

 

Utilizamos a criação e a experimentação no desenho através da criação de ateliers de liberdade artística para pessoas que residam e usufruam de serviços psiquiátricos, criando espaços de liberdade, imaginação e dignidade. 

 

Esta intervenção está organizada em três etapas: 

           - Salas imersivas e experimentais de desenho, onde existe liberdade de criação absoluta, com a duração de seis meses; 

           - Residências artísticas fora dos muros da instituição psiquiátrica; 

           - Exposições e ciclo de exposições retrospectivas com os trabalhos selecionados do contexto hospitalar e da residência, e catálogo.

 

2 - Trabalho com trabalhadores de instituições psiquiátricas 

 

Paralelamente aos ateliers de experimentação artística, o Nós os Loucos traz espaços de desenvolvimento e sensibilização para os trabalhadores das unidades psiquiátricas numa lógica de transversalidade- administradores, médicos psiquiatras, enfermeiros, auxiliares, terapeutas, limpeza, etc. 

 

Pretende-se com estes espaços trazer reflexões e ideias para os colaboradores de unidades psiquiátricas e este ecossistema, para que possam desenvolver novas metodologias de trabalho e de colaboração, quer com os residentes, quer no próprio ambiente de trabalho entre pares. Este tipo de informação visa trazer novas práticas de reabilitação e reintegração psicossocial, nos campos da experimentação artística e domínio de novos materiais e abordagens em atelier, da criação de projetos inovadores em saúde e doença mental, em recovery e direitos humanos e multiculturalidade. 

Metodologia

Artista-mediador

Não temos professores, monitores ou terapeutas. O trabalho em atelier é feito com artistas profissionais, cuja função é mediar a relação entre os materiais da Viarco e os participantes, abrindo caminhos à exploração e imaginação. 

Abordagem Manicómio

A nossa abordagem inspira-se nas melhores práticas internacionais de direitos humanos, garantindo horizontalidade e humanização na relação com residentes e pessoas com experiência de doença mental e entre trabalhadores das unidades psiquiátricas. 

Materiais Viarco

Usamos em atelier os melhores materiais de grafite da Viarco, que permitem a exploração em pequenas e grandes dimensões e em várias superfícies, como papel ou cerâmica, assim como ferramentas de desenho. 

Workshops

Criamos mudança nas unidades psiquiátricas ao trabalhar em duas vertentes simultaneamente: residentes com experiência de doença mental e também com os trabalhadores, com workshops imersivas e experimentais em inovação em saúde mental, recovery, direitos humanos e multiculturalidade. 

Histórico

A primeira edição em 2021 / 2022, que contou apenas com a dimensão dos ateliers artísticos, contou com as seguintes instituições psiquiátricas: 
 
Instituto São João de Deus (ISJD) - Areias de Vilar 
Instituto São João de Deus (ISJD) - Barcelos.
Centro Hospitalar Conde de Ferreira (Santa Casa da Misericórdia do Porto)
Hospital Magalhães de Lemos - Porto
 
Esta edição foi financiada pelo Fundo de Fomento Cultural.

 

 
 
A segunda edição decorreu em 2022 / 2024, com atelier e workshops, foi implementada nas seguintes instituições psiquiátricas: 
 
Hospital Sobral Cid - Coimbra
Hospital Júlio de Matos - Lisboa
Irmãs Hospitaleiras / Casa de Saúde Bom Jesus - Braga 
Instituto São João de Deus (ISDJ) / Casa de Saúde do Telhal - Sintra
 
Esta edição foi financiada pelo Partis Art for Change, uma iniciativa da Fundação Calouste Gulbenkian e La Caixa. 
 

Interessado em juntar-se ao Nós os Loucos?  

Contacte-nos por email nososloucos@manicomio.pt.