Conheça as pessoas que
ajudam a dar vida à nossa visão.
Replace this.
Replace this.
Replace this.
Replace this.
Replace this.
Replace this.
Replace this.
Replace this.
O que fazemos?
O NÓS OS LOUCOS visa a criação de novas práticas artísticas e abordagens em saúde mental com foco nos direitos humanos e na inovação em unidades psiquiátricas.
Através da criação de salas de criação e liberdade artística para pessoas com experiência de doença mental que residam ou habitem em contexto de unidade psiquiátrica, e através também da introdução de ferramentas e técnicas de inovação em saúde mental e de direitos humanos para os trabalhadores destas instituições, o projeto Nós os Loucos cria condições para que sejam criados ateliers artísticos de continuidade e de valor artístico, com foco no recovery e empowerment e direitos humanos, assim como envolver técnicos para a construção de espaços de reabilitação e reinserção mais positivos, criativos e humanizados, com o objetivo final de criar paradigmas de valor e de felicidade, quer para os residentes / pessoas com experiência de doença mental, quer para os trabalhadores das unidades psiquiátricas e este ecossistema.
O Nós os Loucos olha para a experimentação artística, particularmente no desenho, como veículo para construção de processos criativos, utilizando em contexto de atelier a figura do artista-mediador enquanto veículo para o despertar da consciência criativa e de guia no caminho a percorrer pelos residentes destas instituições. Pretendemos, através de ferramentas inovadoras de desenho facilitar o acesso a pessoas com experiência de doença mental associada à experimentação artística livre, proporcionando ações em diferentes contextos (hospitalar, de experimentação, residência artística e expositivos) que permitirão aos participantes desenvolverem seu processo criativo, potenciando as suas expressividades artísticas. As diferentes ações pretendem alavancar, complementar e enriquecer a experiência artística dos participantes explorando visualmente o impacto da mudança de contexto.
O projeto é desenvolvido em duas vertentes:
1 - Intervenção artística
Utilizamos a criação e a experimentação no desenho através da criação de ateliers de liberdade artística para pessoas que residam e usufruam de serviços psiquiátricos, criando espaços de liberdade, imaginação e dignidade.
Esta intervenção está organizada em três etapas:
- Salas imersivas e experimentais de desenho, onde existe liberdade de criação absoluta, com a duração de seis meses;
- Residências artísticas fora dos muros da instituição psiquiátrica;
- Exposições e ciclo de exposições retrospectivas com os trabalhos selecionados do contexto hospitalar e da residência, e catálogo.
2 - Trabalho com trabalhadores de instituições psiquiátricas
Paralelamente aos ateliers de experimentação artística, o Nós os Loucos traz espaços de desenvolvimento e sensibilização para os trabalhadores das unidades psiquiátricas numa lógica de transversalidade- administradores, médicos psiquiatras, enfermeiros, auxiliares, terapeutas, limpeza, etc.
Pretende-se com estes espaços trazer reflexões e ideias para os colaboradores de unidades psiquiátricas e este ecossistema, para que possam desenvolver novas metodologias de trabalho e de colaboração, quer com os residentes, quer no próprio ambiente de trabalho entre pares. Este tipo de informação visa trazer novas práticas de reabilitação e reintegração psicossocial, nos campos da experimentação artística e domínio de novos materiais e abordagens em atelier, da criação de projetos inovadores em saúde e doença mental, em recovery e direitos humanos e multiculturalidade.
Metodologia
Artista-mediador
Abordagem Manicómio
Materiais Viarco
Workshops
Interessado em juntar-se ao Nós os Loucos?
Contacte-nos por email nososloucos@manicomio.pt.